Desabafo de Mãe #16


















Este POST foi começado na semana passada , a seguir a consulta de nutrição da D.




Durante este dias pensei na forma como havia de abordar este tema por aqui.




A D. está a entrar na pré- adolescência, este ano faz 11 anos, e embora ela seja uma criança alta, está acima do peso que devia ter na sua idade, mesmo tendo ela um 1,50m


A consulta de Nutrição infantil tem como objetivo principal promover hábitos alimentares saudáveis através de um plano alimentar equilibrado, variado e completo.
Por vezes precisamos de uma apoio extra para tornar a nossa família mais saudável.
Sabia que 33% das nossas crianças entre os 2 e os 12 anos têm excesso de peso, e 16,8% são obesas!??




A Obesidade Infantil é um tema atual e de grande pertinência, uma preocupação constante e que se deve ter em conta.


Antes de mais, os hábitos alimentares em casa são fundamentais para a alimentação das crianças. Os pais e educadores têm uma influência muito importante para as preferências e hábitos alimentares adquiridos durante a infância, pelo que é essencial serem o exemplo. Nesse sentido, é de extrema importância a promoção de estilos de vida saudáveis.
É fundamental que, tal como os adultos, as crianças tenham um dia alimentar saudável. Para isso devem levar lanches para a escola que lhes forneçam a energia necessária para as atividades que vão ter durante o dia. Além de prevenir o excesso de peso e obesidade, os lanches melhoram a concentração escolar, a boa disposição e o controlo do apetite ao longo do dia. Por isso mesmo, a preparação da lancheira dos mais pequenos é um assunto muito importante e para o qual os pais têm de estar informados. Tal não significa proibir tudo às crianças, mas fazê-las perceber como a alimentação saudável é importante e de que forma podem comer de tudo, desde que equilibradamente.


A alimentação das crianças ocupa um lugar muito importante de todos os pais e mães. Mas não é tarefa fácil, a de ensinar hábitos alimentares corretos e saudáveis. Exige algum conhecimento, bom senso, persistência e muito carinho. Uma alimentação inadequada é um dos fatores de risco, que maior impacto exerce sobre a saúde.




Por isso fomos à Clinica Dra Helena Coutinho , é cum consultório especial, a Dra. Helena, é uma pessoa especial, e teve uma conversa com a D. que acho que ajudou a entender, que isto é tudo uma questão de saúde, e que ela vai ser mais feliz, quando perder algum peso.


Os hábitos alimentares em casa são fundamentais para que este processo da D. tenha sucesso. Ou seja, os pais, toda a família e os educadores têm uma influência bastante importante para as preferências e hábitos alimentares das crianças. Nesse sentido, é fundamental que consigamos promover estilos de vida saudáveis. E não, não me refiro a proibir tudo às crianças, mas fazê-las ver que temos de comer equilibradamente e de tudo um pouco.


Acho que cada vez estamos mais conscientes de que a alimentação das crianças na sua infância é fundamental ao seu desenvolvimento e à sua vida futura. Temos de ajudar os nossos filhos, a fazer escolhas equilibradas e a viver uma vida ativa e sã…..


Por aqui a semana começa amanhã, e está programada em termos alimentares.


Agora para além das mochilas , dos trabalhos de casa e das atividades extra curriculares , tenho a responsabilidade alimentar de toda  família e em especial ajudar a D.


Fiquem por aqui, que vou contar-vos de como está a correr esta luta cá em casa


Quem desse lado se identifica com esta situação ?


Contem me tudo e partilhem aqui é mais fácil para todos


Tenham um boa semana
Sejam FELIZES
































You May Also Like

0 comentários