Vamos poupar dinheiro para aquilo que nos faz Feliz
Quando comecei a trabalhar , comecei logo a pagar uma renda, e tive a aprender a gerir desde logo o meu ordenado.
Eu sou assim sempre trabalhei e trabalho muito para atingir os meus objetivos.
Mas vamos ao que interessa
O que vos faz FELIZ ?
Viajar, jantar fora, comprar um carro novo, uma casa de ferias?
Por aqui a minha prioridade é viajar e mostrar a D. e M. que existem outras culturas outros países
Para mim viajar é cultura e abre a nossa mentalidade
Então como vamos nós POUPAR para fazermos o que nos dá prazer
Ficam aqui algumas dicas
1. Controlar os gastos e gerir despesas fixas
Façam uma lista das despesas fixas que tem , como renda da casa / empréstimo ao banco, agua , luz , gaz , condomínio, gasóleo portagens, Internet e TV cabo
Para nós mulheres acrescem cabelo e unhas
Apontar todos os nossos gastos nem que seja o café de tomaram no café em de vez de em casa, é um ajuda enorme para gerirmos as nossas despesas mensais. Tenho estado aprontar numa agenda e aguarda talões de supermercado e gasóleos para saber quanto tenho disponível.
2. Deixar de comprar por impulso e vender tudo o que tenho a mais, que é muito
Durante muitos anos comprei por impulso , não só roupa, com já vos contei por aqui, como maquilhagem, acessórios e até no supermercado, comprava por impulso coisas que acabavam por se estragar ou passar a validade.
Agora faço uma lista do que vou comprar e enquanto o frigorifico e a dispensa não tiverem quase vazias, não há nova ida ao supermercado. Não pensem que passamos fome cá em casa, mas estou muito mais controlada nas quantidades que se compram
Quanto a vender tudo o que está há mais , por aqui o caminho é longo, e se o tempo se fosse mais tinha tanta coisa para vender.
3. Preparar comida em casa
Levar a comida para o trabalho, tomar pequeno almoço , e levar snacks para durante o dia, são uma poupança brutal no vosso orçamento.
Comer fora de casa é um balúrdio.
Mas atenção, como tudo na vida, nem sempre nem nunca, adoro jantar fora e com amigos, é junto com viajar um dos prazeres da vida .Podemos jantar fora uma vez por mês e nos restantes jantares com amigos este podem ser em casa . Se cada um trouxer uma coisa , não custa a ninguém
4. Comprar marcas brancas
Comprar marcas brancas aplica-se a quase tudo na nossa vida , da alimentação , aos detergentes passando pela cosmética e até nos medicamentos.
Gastamos imenso dinheiro em produtos de "marca" quando na realidade as marcas brancas e os genéricos fazem o mesmo efeito, ou as vezes até mais. Se o resultado final for o mesmo que diferença faz ? Só se for na carteira ….
Então que vos parecem as dicas ?
Quem se identifica
Tentem fazer já neste novo mês que começa e depois contem -me tudo e fico a espera da vossas sugestões também …
0 comentários