Estamos provavelmente a viver uma das épocas, mais difíceis da humanidade.
O que será do nosso país ? A economia está a ser obrigada a parar a fundo, e a reinventar-se , e o nosso sistema nacional de saúde grita por ajuda urgente
Os primeiros dias de de 2021 deixaram o nosso país num estado de alerta, e fizeram nos voltar para casa
Todos nós já ouvimos falar que, uma das estratégias para antecipar dias difíceis a nível financeiro, e manter o nível de vida, seria a constituição de uma reserva de emergência. Concordamos todos com este plano, a questão é quanto devemos poupar ?
Esta questão origina bastante discussão e não podemos dizer que haja uma formula mágica. Existe sim, o senso comum de cada um de nós e da nossa realidade familiar, pessoal ou profissional.
O temos de analisar antes de decidir quanto poupar mensalmente ?
1. Responsabilidades mensais ?
2. Alimentação ?
3. Educação ?
4. Custos mensais fixos ( água, luz, tv cabo, seguros ) ?
5. Férias, jantares fora, saídas com amigos
Como podem ver, existem inúmeras razões para constituirmos o nosso fundo de emergência, em especial para quem tem uma família a seu cargo , e pretende manter o nível de vida, mesmo que de uma hora para a outra a vida nos possa pregar uma partida .
Por exemplo, esta pandemia, fez muitos pais, terem de vir para casa para assistência á família, vendo assim o seu rendimento mensal diminuído de forma considerável. Nesta altura, para mantermos o nível de vida, podemos recorrer á nossa reserva de emergência.
Em que situações mais a nossa "reserva " faz sentido ? No caso de precisarmos cuidados de saúde urgentes, se a nossa casa precisar de algum tipo de reparação, e num caso mais extremo , numa situação de desemprego .
E agora será que já conseguimos definir o montante ideal para poupar ?
Continuo achar que não existe uma formula mágica, mas a minha sugestão é 50 /30/20
- 50% para os essências
- 30 % para supérfluos
- 20 % para a reserva
Que vos parece ?
Faz sentido para vocês esta divisão ?
Fico a espera do vosso feedback por aqui
Tenham uma resto de boa
SEJAM FELIZES
FIQUEM EM CASA E POUPEM
0 comentários