O Desafio de ser e Mãe e profissional





A maternidade é um dos acontecimentos, senão "o acontecimento" , mais transformador na vida de uma mulher .

Muda tudo, vira tudo do avesso, nunca mais somos as mesmas.

Se nas décadas de 80 e 90, o desafio da mulher era a inserção no mercado de trabalho, ser reconhecida e valorizada como profissional e ser capaz de contribuir social e economicamente. Nos dias de hoje, com a alta inserção no mundo organizacional , ocupado um numero considerável no quadro de colaboradores das empresas e com cargos que exigem dedicação , o desafio é conciliar os seus múltiplos papéis, principalmente a maternidade e a vida profissional que requer cuidados especiais e disponibilidade de tempo.

A forte cobrança para cuidar dos filhos e do emprego ao mesmo tempo, e com igual dedicação, é uma das nossas preocupações. 

Ocupar uma boa posição no mercado de trabalho, investir na carreira e não abrir mão da maternidade, exige de nós uma disposição e uma força de vontade e motivação para conciliar esta jornada dupla.

Ser uma excelente mãe e uma excelente profissional muitas vezes não é fácil, mas para conciliar as duas coisas, entrego-me  totalmente à função que estou exercer no momento com amor, dedicação e responsabilidade. 

Quando estou no trabalho, foco todos os meus esforços na vida profissional e quando estou em casa ofereço o meu melhor para minhas filhas, com muita paciência, calma e amor. 

Nada de levar stress do trabalho para casa e nada de problemas pessoais no trabalho. Assim, tento ao máximo traçar um paralelo entre as duas funções em que ambos fiquem satisfeitos.

O nosso maior envolvimento nas atividades profissionais, obrigou a que a dinâmica familiar passa-se por muitas alterações, aqui todos tem de ajudar, nas tarefas domesticas, existe uma participação ativa de todos. 

Para que tenha conseguido até hoje exercer aas minhas funções como trabalhadora, tenho uma rede de apoio, por parte dos familiares.

Mesmo com todo este apoio familiar e rede de apoio, temos de ser profissionais muito focadas e equilibradas para dar conta de tantas atividades.

É preciso muita energia, muito planeamento, para que depois de um dia de trabalho, se chegue a casa com forças para se exercer o papel de mãe. Principalmente quando os filhos ainda são pequenos e exigem maiores cuidados, o cansaço físico se torna ainda maior.

Nesta fase a minha prioridade é passar tempo de qualidade com elas, para compensar o período de ausência. Já que o tempo dispensado a elas as vezes é curto, invisto na qualidade com cuidados, carinho, lazer e atenção. Organizo o meu tempo de forma a que renda bastante, pois são imensas coisas para fazer, e o tempo parece que voa. É preciso brincar, prestar atenção e auxiliar nas tarefas escolares, ouvir como foi o dia ou simplesmente assistir a um filme com elas .

Mesmo com tantas atividades para conciliar, e no peso que tenho na administração das situações familiares , continuo a investir na minha carreira profissional, procurando todos os dias conquistada como profissional , pois sinto-me bem mais completa, se tiver realizada profissionalmente, proporcionando ainda melhores escolas, viagens, e programas de lazer de qualidade graças a toda esta dedicação profissional.

Só vos posso dizer que é possível fazer duas coisas bem feitas, desde que haja muito planeamento, organização, boa energia, e orgulho de ser uma mãe heroína, seja maior que o sentimento de culpa provocado por alguma ausência

Quem mais por ai se identifica com este Post ?

Deixem as vossas opiniões e desabafos.




You May Also Like

0 comentários